Postagem em destaque

Entre o bem e a paz eu fico com a paz...

💘💗💙💙💙💙💙💙💙

segunda-feira, 30 de julho de 2018

Culinária da Bahia

Acarajé

AcarajéO acarajé é um bolinho feito com massa de feijão-fradinho e outros ingredientes fritos no azeite de dendê. A receita marca tanto a culinária baiana que é um Patrimônio Cultural Imaterial da Bahia. É vendido pelas baianas do acarajé (mulheres vestidas com trajes tradicionais que fazem referência ao candomblé) e seu recheio pode levar salada, pimenta, camarão, vatapá e caruru. Visitar a Bahia e não comer acarajé é praticamente um sacrilégio gastronômico.

Abará

AbaráO abará entra na mesma categoria de importância culinária que o acarajé. Feito com a mesma massa de feijão-fradinho, a diferença entre este e o acarajé é que, em vez de frito, ele é cozido em banho-maria e servido em folha de bananeira. Tanto o abará quanto o acarajé são tidos como comida ritual do candomblé. O abará também pode ser recheado com pasta de pimenta, salada, camarão, vatapá e caruru.

Mugunzá

MugunzáO mugunzá é um prato doce típico da Bahia. Também usada como comida de ritual do candomblé, essa receita tem como ingrediente principal os grãos de milho branco. Esses grãos são levemente triturados e depois cozidos em leite de coco ou de vaca, com açúcar, canela, cravo-da-índia e um leve toque de sal. Na Região Sudeste do Brasil existe uma receita bem parecida, porém é conhecida como canjica. O mugunzá muitas vezes é consumido como café da manhã.

Vatapá

VatapáEsse prato cremoso é normalmente feito com pão ou farinha de rosca, fubá, gengibre, pimenta malagueta, amendoim, castanha de caju, leite de coco, azeite de dendê, cebola e tomate. Além de todos esses ingredientes, é possível adicionar também camarão, bacalhau, peixes diversos ou até mesmo carne de frango. Além de ser servido como prato principal ou acompanhamento de outras comidas típicas, é bastante usado no recheio dos acarajés e abarás.





Site: https://www.estadosecapitaisdobrasil.com/bahia/culinaria-da-bahia/

quarta-feira, 11 de julho de 2018

series


passeio No Cerrado

Sou um apaixonado pelo Cerrado. Gosto das cores. Do mato ocre da estação seca, das árvores que misturam folhas verde-musgo com flores muito roxas sem vergonha de parecerem ridículas. Gosto do azul do céu e das nuvens altas. Gosto da poeira que serve para mostrar que o vento existe. Do clima agradável das tardes de maio e junho; da chuva forte que invade o calor de outubro. Mais que um bioma cravado no centro do meu país, é a paisagem do lugar onde nasci e, portanto, cenário da minha história.
Quando me ponho (ou me vejo, sem querer) em estado de contemplação, tento perceber a riqueza, a poesia, ou a piada das situações. Muitas vezes consigo. Muitas vezes falho. E lamento muito que o cerrado não tenha mais fotógrafos, mais poetas, mais pintores, mais gente que o contemple, o celebre e o proteja.

Outro dia, num canteiro ordinário da cidade, vi algo que não é raro encontrar à esta época do ano: um ipê em flor. Do lado de um espécime maior, mais florido e amarelo, havia outro, todo seco, com uma única flor branca. Era nele que estava a Beleza simples e rude que me faz admirar tanto os cenários do lugar onde nasci. Minutos depois passei por uma grande área dentro da cidade onde ainda existe mata nativa. E ela estava em brasa — uma queimada havia ocorrido ali. Lamentei, mas naquele cenário de destruição e fumaça, também percebi a beleza dura que resiste à devastação.
As árvores do cerrado possuem a façanha de expressar a um só tempo beleza, dureza e obstinação. Todas elas parecem passar parte considerável do ano resistindo à estação seca e ao sol que brilha num céu muito azul. Passam, ainda, de maneira literal por outro teste: o do fogo.
O fogo acontece, arde e passa pelo mato. O que antes era dourado ou verde musgo, se torna negro. Sobra a desolação de árvores feridas pelo entusiasmo destrutivo do fogo. Mata sem folha, de troncos e galhos negros, no limiar duvidoso entre o que é vivo e o que está morto.
Contudo, basta uma gota das primeiras chuvas para fazer brotar a vida? — ?no galho de carvão ou no chão de cinzas, um verde frágil contrasta com o negrume. Tudo isso atesta a verdade que existe nos velhos ditames alquímicos: “pelo fogo, a natureza se renova por completo”. No cerrado, vejo a expressão concreta disso. É como se o fogo fizesse parte da própria natureza cíclica da vida no cerrado e as labaredas não a incomodassem; pelo contrário, servem à prova de que é possível sobreviver à adversidade.
As árvores sobrevivem ao apetite das chamas de forma silenciosa e humilde. Modestas, esperam sem queixumes pela chuva. E basta uma gota de atenção dos deuses da chuva para que elas finalmente se expressem com um broto verde. Com duas ou três gotas elas agradecem, despertando definitivamente de sua quase-morte. E o que antes que era negro, volta a ser verde, para, mais tarde, se tornar dourado e continuar o ciclo de nascimento-destruição-renascimento.
A mim parece que a flor do ipê ou a Caliandra são as nossas Lótus. Se estas são sagradas no Oriente por simbolizarem a beleza e a vida que brotam da adversidade da lama, aquelas também deviam o ser, pois surgem das cinzas e da terra batida, seca, cor de ocre ou negra. Como já disse, o cerrado me traz beleza, dureza, obstinação, resistência, resiliência, renascimento, humildade, silêncio e força. E acredito que o cerrado empresta a seus filhos todas essas características. Os filhos-do-cerrado possuem de maneira inata a capacidade de se renovarem à revelia do Fogo e da Adversidade, ressurgindo a cada nova fase mais fortes, vivos e belos.
Site:

Top 10 – Melhores Praias do Nordeste Brasileiro

1. Baía do Sancho, Fernando de Noronha (PE)

Eleita duas vezes consecutivas como uma das praias mais lindas do mundo, a Baía do Sancho, em Fernando de Noronha, tem tudo o que precisa para agradar toda e qualquer pessoa que a conhece. Com areias brancas e águas límpidas e mornas, a praia conta com uma fauna marinha impressionante. É o destino ideal para os apaixonados por mergulho.
Isolada e limitada pela falésia, é possível alcançar à Baía do Sancho tanto por terra quanto por mar . Quem escolhe o caminho marítimo pode ter o prazer de avistar golfinhos e tartarugas, animais que desovam no local. A fim de proteger a fauna, em determinadas épocas do ano, o acesso à praia é reduzido em alguns horários.

2. Praia do Patacho, São Miguel dos Milagres (AL)

Imagine um cenário que pode se transformar totalmente de acordo com o movimento das marés? É a Praia do Patacho, situada no litoral norte de Alagoas. Além de suas habituais areias brancas, água turquesa e coqueiros, a praia oferece diversas piscinas naturais de águas mornas e relaxantes ao longo da maré baixa.
Essa maravilha natural é um refúgio tranquilo. Pouco conhecida e explorada, a Praia do Patacho não tem vendedores ambulantes, excesso de guarda-sóis ou grandes resorts. Só há espaço para pequenas pousadas aconchegantes e lugares para descansar o corpo e a alma.

3. Baía dos Porcos, Fernando de Noronha (PE)

A Baía dos Porcos é uma das diversas praias impressionantes que Fernando de Noronha pode proporcionar. O esplendor da diminuta faixa de areia rodeada por pedras vulcânicas e pela falésia de 30 metros é potencializada com a vista privilegiada das Ilhas Dois Irmãos, ponto turístico de destaque do arquipélago.
O mar morno e transparentes convidam os turistas para um mergulho e, do alto da falésia, é possível observar um panorama sem igual da região. Para alcançar a Baía dos Porcos é preciso realizar percorrer as curtas trilhas de acesso ao local.

4. Morerê, Ilha de Boipeba (BA)

A pequenina vila de Moreré é uma das mais calmas da Ilha de Boipeba, na Bahia. Localizada a poucos quilômetros de Salvador, a paradisíaca Moreré é ideal para as pessoas que estão a procura de lazer e relaxamento.
Sua estrutura simples e primitiva não é problema para as pessoas que pretendem apreciar seus encantos: sombras perfeitas para abrir a canga, marés que transformam o lugar a cada acesso, piscinas naturais e riachos de água doce. Quem conhece a vila e suas incríveis praias de areias brancas, também pode realizar passeios de barco e aparecer nas vilas vizinhas como a Anciã Boipeba.

5. Praia de Jericoacoara, Jijoca de Jericoacoara (CE)

Imagine relaxar em uma rede sobre o mar? Esta é Jericoacora! Localizada a poucos quilômetros de Fortaleza, capital do Ceará, a vila e o Parque  Nacional de Jericoacoara são ricos em encantos. Lagoas, dunas e lindíssimas praias fazem de Jeri, como é gentilmente apelidada, um autêntico agrado no meio das dunas.
O lugar, de ruas de areia fofa e sem postes de luminosidade pública, é ideal para as pessoas que procuram amenidade e descanso. O destino, além de celestial, é completo e conta com farto restaurantes, muitas opções de excursão e modalidades de esportes, além de uma ampla diversidade de acomodações.

6. Porto de Galinhas, Ipojuca (PE)

Esse maravilhoso e receptivo balneário é conhecido por suas praias de águas calmas e transparentes. Situado em Ipojuca, a 60 km de Recife, o lugar é apontado um dos mais encantadores do litoral nordestino, com base na hospitalidade do povo e suas belezas naturais inigualáveis.
Porto de Galinhas possui, além de quilômetros de areias brancas e águas tranquilas, uma abundância de recifes de corais, que, com o auxílio da maré baixa formam piscinas naturais nas quais peixinhos coloridos nadam em volta dos banhistas. Há vários passeios de barco e balsa que levam os visitantes até as piscinas e outras praias da região.

7. Praia de Pipa, Tibau do Sul (RN)


A 90 km de Natal, capital do Rio Grande do Norte, encontra-se a Praia de Pipa, considerada uma das 10 praias mais lindas do Brasil. Suas falésias avermelhadas, lindas praias de água transparente, dunas de areias brancas e piscinas naturais compõem um acontecimento celestial e encantam a cada um dos turistas.
Surfe, voltas de buggy, trilhas e mergulho são algumas das atividades que você pode pôr em prática neste destino. Pipa pode ser visitada o ano todo por causa de suas altas temperaturas, porém é no verão que o acanhado balneário encontra-se mais badalado.

8. Canoa Quebrada (CE)

Algumas das praias mais lindas do Nordeste se encontram no estado do Ceará, e Canoa Quebrada é mais um destaque entre elas. A praia, situada entre falésias, dunas e mar azul, conta também com uma badalada vida noturna e uma trilha sonora de muito reggae e forró.
Os visitantes da praia podem realizar caminhadas e passeios de bugue pelas dunas e a cavalo pela praia, além de embarcar no mar quieto da região. Canoa Quebrada também é conhecido por seu forte vento e é comum avistar jangadas e praticantes de windsurfe deslizando no horizonte do local. O vilarejo tem uma ótimo oferta de serviços e acomodações e pode ser visitado em qualquer data doano.

9. Genipa, Extremoz (RN)

Na estonteante Genipabu, a 25 km de Natal, você pode se sentir um rei. Por lá, além de nadar em um mar de águas mornas, é possível banhar-se nas inúmeras lagoas de água doce em meio a dunas e realizar passeios de dromedário.
Outras das atividades da Praia de Genipabu são o esquibunda, no qual o turista mais aventureiro desce as dunas assentado sobre uma prancha de madeira, e os famosos passeios de buggy. Mais do que belezas naturais, o lugar é abastecido com restaurantes, bares e barracas na praia.

10. Arraial d’Ajuda, Porto Seguro (BA)

A vila de Arraial d’Ajuda é puro charme. O balneário conta com praias variadas, com opções muito calmas, como a praia de Araçaípe, a outras super badaladas, como a do Parracho. Para os amantes da natureza, Arrail também possui a linda e conservada Praia da Pitinga.
A localidade é perfeita para a prática de esportes marinhos e mergulho, visto que na maré baixa se formam piscinas naturais. Situada a poucosquilômetros de Porto Seguro, Arraial d’Ajuda conta com uma infrestrutura excelente de acomodações e serviços.
Algumas das cidades mencionadas acima não contêm aeroporto e muitas das praias estão localizadas em micro-regiões afastadas das capitais. Portanto, é fundamental que você reserve o transporte com antecedência.
site:http://rumoaomar.org.br/turismo/top-10-melhores-praias-do-nordeste-brasileiro.html

Férias

.Direito de Férias e Duração
Deve-se seguir as regras, de acordo com a CLT com relação às férias:
  • Direito de Férias: todo o funcionário terá direito às férias, não havendo prejuízos a sua remuneração, além disso, esse período é contabilizado como tempo de serviço;
  • Período de Férias: as férias, normalmente, são cumpridas no prazo de 30 dias, porém se existirem faltas não justificadas, há uma diminuição na quantidade de dias. Veja: até 5 faltas, pode-se tirar 30 dias; de 6 a 14 faltas, 24 dias; de 15 a 23 faltas, 18 dias e de 24 a 32 faltas, será concedido apenas 12 dias de férias;
  • Período Aquisitivo: é o tempo que o funcionário precisa cumprir para ter direito a tirar férias (12 meses trabalhados).
  • Período Concessivo: contado a partir do momento em que termina o período aquisitivo, ou seja, é o tempo que o empregador tem para dar as férias, sendo o responsável por definir também a data de início delas.
Obs.: Se esse período for violado ou o empregador não quiser dar as férias, o trabalhador poderá cobrar os seus direitos.

Perda do Direito

É importante saber quando uma pessoa poderá perder suas férias. Quando este sai de uma empresa dentro do seu período aquisitivo ele perderá o seu direito.

Períodos Não Considerados como Férias

  • Aviso Prévio: as férias não podem ser a mesma do aviso prévio do funcionário;
  • Doença: em casos de doença, o funcionário não deverá tirar férias, mas quando retornar ao trabalho deverá justificar as faltas levando o atestado médico.

Concessão de Férias

As férias devem começar em dias úteis. Além disso, o aviso deverá ser dado com antecedência mínima de 30 dias ao empregado e também esse período deve estar registrado na Carteira de Trabalho e no livro ou ficha de registro dos empregados, documento presente na empresa e que deve conter informações profissionais de cada trabalhador.
Para os menores de 18 anos, as férias devem ser tiradas de uma só vez e podem coincidir com o período escolar. Os maiores de 50 anos também deverão ter férias de uma só vez. Outra opção é para os membros da família que trabalham na mesma empresa: se não for prejudicar o trabalho, poderão ter o mesmo período para gozar das férias.
Os demais trabalhadores poderão também ter as férias em um único período, mas há casos especiais em que o empregador concede em dois períodos, que não devem ser inferiores a 10 dias.

Férias Proporcionais

Acontece, geralmente, quando há demissão sem justa causa, pedido de demissão pelo empregado ou término de contrato. A quantidade de férias serão relativas aos meses trabalhados, ou seja, se o empregado não tiver completado 1 ano no momento de uma rescisão de contrato, ele receberá uma remuneração referente ao tempo que trabalhou.

Férias Coletivas

As férias coletivas são dadas àqueles empregados que trabalham em um determinado setor, para um estabelecimento ou mesmo para todos da empresa. Estas, podem ser realizadas em dois períodos do ano, contanto que não sejam inferiores a 10 dias corridos. Será necessário que o empregador avise ao Ministério do Trabalho e Previdência Social (MTPS) com antecedência (mínimo de 15 dias), informando os setores ou estabelecimentos que passarão por esse período, além de seguir outros regras como comunicar o sindicato representante da categoria profissional.

Pagamento de Férias

A CLT define em seu artigo 145 que o pagamento deverá ser realizado em até 2 dias anteriores ao período concordado para o início das férias. O empregador terá direito a receber uma remuneração mensal referente ao trabalho com adicional de 1/3 no salário.

Abono de Férias

O abono de férias ou pecuniário é uma opção que o funcionário tem, caso deseje converter uma parte de suas férias em dinheiro. Normalmente, equivale a vender ⅓ das férias. Um exemplo é receber 20 dias de descanso e o restante uma remuneração.

Origem das Férias Anuais

As primeiras legislações sobre férias começaram a surgir no fim do século XIX, e eram permitidas, apenas quando o empregador oferecia. Na Dinamarca, por exemplo, havia uma lei que garantia o direito, mas somente para o trabalho doméstico. Posteriormente, começaram surgir leis nesse sentido, exemplo dos ingleses que adotaram lei específica em 1872 para determinadas indústrias. Mas, esse direito conquistou um alcance mundial mesmo com a criação da Organização Internacional do Trabalho.

No Brasil, sua história começou na década de 20, mas tornou-se lei para todos os trabalhadores, apenas em 1943, com a criação da Consolidação das Leis Trabalhistas. Em 1988, foi definido pela Constituição Federal que o trabalhador teria direito ao acréscimo de ⅓ sobre o valor do salário das férias.
Site:http://direito-trabalhista.info/direitos-do-trabalhador/ferias.html

segunda-feira, 9 de julho de 2018

Fatos mundiais

Pode-se dizer que o ano de 2010 começou com o “pé esquerdo”: no dia 12 de janeiro, um terremoto devastou o Haiti, causando a maior tragédia humana dos últimos anos. Poucos meses depois, em abril, um vazamento de óleo causou o maior desastre ambiental da história dos Estados Unidos.

Terremoto no Haiti

Uma das maiores tragédias humanitárias da história, o terremoto que abalou o Haiti no dia 12 de janeiro trouxe custos irreparáveis para o frágil Haiti.
Além de deixar mais de 250 mil mortos, o terremoto danificou as já precárias estruturas básicas do país mais pobre das Américas, dificultando operações de resgate e tratamento dos feridos. Meses após a tragédia, o país continua abalado, lidando com abandono e problemas vestigiais, como um surto de cólera que já matou mais de duas mil pessoas no país.

Resgate dos mineiros no Chile

No dia 13 de outubro, milhares de pessoas pararam para acompanhar, ao vivo, o resgate do grupo de mineiros soterrados no Chile. Os pouco mais de dois meses enterrados a uma profundidade de 700 metros foram física e psicologicamente debilitantes, mas ao menos trouxeram fama instantânea aos 33 mineiros, saudados como heróis após o resgate à La “Big Brother”. A solidariedade foi geral, e iniciativas não faltaram para amenizar o drama dos trabalhadores. Diariamente, eles recebiam aulas de ginástica, videogames e cartas de parentes e amigos.
Para ocupar o tempo ocioso, jogavam cartas e gravavam filmes mostrando sua vida subterrânea, lidando com bom humor com a situação dramática. Desde que retornaram à superfície, os mineiros vêm sendo tratados como verdadeiras estrelas. A mensagem de esperança e resiliência que transmitiram para o mundo provavelmente ficará eternamente associada ao ano de 2010. Pelo menos no que depender da indústria cinematográfica, que já prepara uma versão do drama para as telonas.

China ultrapassa o  Japão

Superando qualquer previsão, a China passou à frente do Japão e se tornou, no segundo trimestre de 2010, a segunda maior economia do mundo. Com um PIB na ordem de US$ 1,34 trilhão, contra o US$ 1,29 trilhão do Japão, a China ficou atrás apenas dos Estados Unidos. No final de 2009, o FMI havia previsto que a transição demoraria um mínimo de 15 meses; antes disso, as estimativas eram de cinco anos. Atualmente, a previsão é de que a China ultrapasse os Estados Unidos em 2017. Contudo, a arrancada chinesa demonstrou que previsões podem ser enganadoras

Desigualdade Social

desigualdade social, chamada também de desigualdade econômica, é um problema social presente em todos os países do mundo.
Ela decorre, principalmente, da má distribuição de renda e da falta de investimento na área social, como educação e saúde.
Desta maneira, a maioria da população fica a mercê de uma minoria que detém os recursos, o que gera as desigualdades.
Desigualdade social é a diferença econômica que existe entre determinados grupos de pessoas dentro de uma mesma sociedade.
Isto se torna uma problema para uma região ou país quando as distância entre as rendas são muito grandes dando origem a fortes disparidades.
Em tese, sempre haverá desigualdade social, pois é impossível que cada um tenha exatamente as mesmas quantidades de bens materiais.Inúmeras são as causas que aumentam a distância entre ricos e pobres. As mais comuns estão:
  • Má distribuição de renda
  • Má administração dos recursos
  • Lógica de acumulação do mercado capitalista (consumo, mais-valia)
  • Falta de investimento nas áreas sociais, culturais, saúde e educação
  • Falta de oportunidades de trabalho
  • Corrupção. Se um país não consegue atender as necessidades básicas de grande parte de seus cidadãos, tampouco irá prosperar de forma equitativa.
    Umas das consequências mais graves são a pobreza, a miséria e a favelização. Ademais, a desigualdade social traz:
      Resultado de imagem para desigualdade economica
    • Fome, desnutrição e mortalidade infantil,
    • Aumento das taxas de desemprego
    • Grandes diferenças entre as classes sociais
    • Marginalização de parte da sociedade
    • Atraso no progresso da economia do país

    • Aumento dos índices de violência e criminalidade!!!!


quarta-feira, 4 de julho de 2018



Pegue aqui o seu grátis do Site Tony Gifs Javas

Poemas 😤😤

Poema

 É um gênero textual dividido em estrofes e versos. Cada estrofe é constituída por versos (não tendo um número exato). Introduzidos pelo sentido das frases - e mais raramente em conversa - em que a poesia, forma de expressão estética através da língua, geralmente se manifesta. Além dos versos, não obrigatoriamente, fazem parte da estrutura do poema as estrofes, a rima e a métrica.
Conforme a disposição dos versos e dos outros elementos estruturais, os poemas podem receber classificações ou nomes específicos (ou ser considerados gêneros literários próprios) tais como rapanha, haikai, poema-colagem, soneto, poema-dramático, poema-figurado, epopeia, etc.
Fortemente relacionado com a música, beleza e arte, o poema tem as suas raízes históricas nas letras de acompanhamento de peças musicais. Até a Idade Média, os poemas eram cantados. Só depois o texto foi separado do acompanhamento musical. Tal como na música, o ritmo tem uma grande importância.
Um poema também faz parte de um sarau (que faz reuniões para casas particulares durante a noite fazendo artes, canções, poemas, poesias para outra pessoa).
Diferencia-se poema, gênero textual em verso em que na maioria das vezes há poesia, de poesia, que são frases que emocionam, tocam a sensibilidade e sugerem emoções por meio de uma linguagem.

Politica e o Meio Ambiente

Politica

Resultado de imagem para politica e meio ambiente
Política é a ciência da governança de um Estado ou Nação e também uma arte de negociação para compatibilizar interesses. O termo tem origem no grego politiká, uma derivação de polis que designa aquilo que é público. O significado de política é muito abrangente e está, em geral, relacionado com aquilo que diz respeito ao espaço público.

Meio Ambiente:

O meio ambiente envolve todas as coisas com vida e sem vida que existem na Terra ou em alguma região dela e que afetam os outros ecossistemas existentes e a vida dos seres humanos.

Redes Sociais

Resultado de imagem para redes sociaisO que é rede social

Redes sociais, no mundo virtual, são sites e aplicativos que operam em níveis diversos — como profissional, de relacionamento, dentre outros — mas sempre permitindo o compartilhamento de informações entre pessoas e/ou empresas.
Quando falamos em rede social, o que vem à mente em primeiro lugar são sites como Facebook, Twitter e LinkedIn ou aplicativos como Snapchat e Instagram, típicos da atualidade. Mas a ideia, no entanto, é bem mais antiga: na sociologia, por exemplo, o conceito de rede social é utilizado para analisar interações entre indivíduos, grupos, organizações ou até sociedades inteiras desde o final do século XIX.


Na internet, as redes sociais têm suscitado discussões como a da falta de privacidade, mas também servido como meio de convocação para manifestações públicas em protestos. Essas plataformas criaram, também, uma nova forma de relacionamento entre empresas e clientes, abrindo caminhos tanto para interação quanto para o anúncio de produtos ou serviços.