Acarajé

O acarajé é um bolinho feito com massa de feijão-fradinho e outros ingredientes fritos no azeite de dendê. A receita marca tanto a culinária baiana que é um Patrimônio Cultural Imaterial da Bahia. É vendido pelas baianas do acarajé (mulheres vestidas com trajes tradicionais que fazem referência ao candomblé) e seu recheio pode levar salada, pimenta, camarão, vatapá e caruru. Visitar a Bahia e não comer acarajé é praticamente um sacrilégio gastronômico.
Abará

O abará entra na mesma categoria de importância culinária que o acarajé. Feito com a mesma massa de feijão-fradinho, a diferença entre este e o acarajé é que, em vez de frito, ele é cozido em banho-maria e servido em folha de bananeira. Tanto o abará quanto o acarajé são tidos como comida ritual do candomblé. O abará também pode ser recheado com pasta de pimenta, salada, camarão, vatapá e caruru.
Mugunzá

O mugunzá é um prato doce típico da Bahia. Também usada como comida de ritual do candomblé, essa receita tem como ingrediente principal os grãos de milho branco. Esses grãos são levemente triturados e depois cozidos em leite de coco ou de vaca, com açúcar, canela, cravo-da-índia e um leve toque de sal. Na
Região Sudeste do Brasil existe uma receita bem parecida, porém é conhecida como canjica. O mugunzá muitas vezes é consumido como café da manhã.
Vatapá

Esse prato cremoso é normalmente feito com pão ou farinha de rosca, fubá, gengibre, pimenta malagueta, amendoim, castanha de caju, leite de coco, azeite de dendê, cebola e tomate. Além de todos esses ingredientes, é possível adicionar também camarão, bacalhau, peixes diversos ou até mesmo carne de frango. Além de ser servido como prato principal ou acompanhamento de outras comidas típicas, é bastante usado no recheio dos acarajés e abarás.
Site: https://www.estadosecapitaisdobrasil.com/bahia/culinaria-da-bahia/
Nenhum comentário:
Postar um comentário